26/11/2024
Maio é o mês de celebrar e fazer memória a esta marcante presença em nossas vidas, a de Maria. Ela que é Mãe de Jesus e nossa Mãe, onde todos nós fazemos parte desta filiação dada pelo próprio Jesus ao proferir na cruz a João, o discípulo amado, estas palavras que se estendem a toda humanidade: “Mulher, eis aí o teu Filho. Filho, eis aí tua Mãe.” João 19, 25
Podemos coroar Maria, que recebeu de Deus este título de Rainha. Ela é rainha do céu, da terra, dos homens e dos anjos. É rainha pois é mãe do Rei Jesus, pois foi exaltada sobre toda criatura.
Em nosso colégio, a Coroação aconteceu no dia 29 de maio. Tivemos dois momentos: o primeiro com a Educação Infantil e o segundo com o Ensino Fundamental I. Celebramos esse dia com alegria e oração, falamos sobre as virtudes de Maria, rezamos e cantamos para homenageá-la. Em especial, agradecemos a Maria sob o título de Nossa Senhora dos Anjos, padroeira da Congregação.
Este lindo título de Nossa Senhora possui origens franciscanas. A Ordem dos Frades Menores é proprietária da grandiosa basílica de Santa Maria dos Anjos, que está situada em uma planície perto de Assis, na Itália. Dentro da basílica existe a capela da Porciúncula, que foi onde São Francisco faleceu.
Ninguém sabe com certeza a origem da capela, mas diz a tradição que um grupo de peregrinos que voltava da Terra Santa a construiu. Quando os fiéis se reuniam na capela para rezar, eles podiam ouvir o coro dos anjos, motivo pelo qual a capela e a posterior basílica foram chamadas de Nossa Senhora dos Anjos.