Bem-vindos!

Que dia especial e esperado. Vocês chegaram e quem os acolhe é o coração!

Por mais de um ano estivemos longe daqui, deste espaço que sempre abrigou nossos corações, nossas amizades, nossos ensinamentos e até nossas orações.

De repente, fomos afastados e impedidos de entrar no nosso templo do saber.

Doeu…enlouqueceu…fez sofrer!

Podíamos ainda estudar, mas não no nosso cantinho, na nossa sala acolhedora, na nossa carteira, diante do nosso quadro, indo toda hora passear nos corredores para beber água ou ir ao banheiro.

Podíamos ainda receber ensinamentos, mas não mais pertinho do nosso professor amigo, longe do seu olhar que cobrava, mas que acolhia nossa insegurança, percebendo, com seu olhar zeloso, nossa dúvida, ainda que não a entregássemos.

Podíamos ainda ter um momento para o lanche, um momento de pausa no meio do período de aulas, mas sem nossos amigos ao lado, sem “roubar” um biscoitinho do colega ou dar uma mordidinha naquele salgado saboroso. Sem um golinho de suco, sem as conversas, a bola, a diversão que nossa amizade proporcionava.

Podíamos ainda rezar no início das aulas, celebrar a vida dos aniversariantes, mas os “parabéns” cantados com todos os microfones abertos nos causava incômodo aos ouvidos, e ficávamos sem os abraços ao vivo, sem os tapinhas na cabeça, sem a guerra de ovos, sem a baguncinha a cada aniversário.

Podíamos ainda ver nossos amigos e professores pela tela, mas, muitas vezes, a tela que insistia em ficar fechada, aumentava a distância, a solidão e a frieza do ensino remoto. Poxa! O professor se sentia sozinho…ele só queria nos ver!

Uma montanha russa de práticas novas foi nosso transporte na pandemia, com provas on-line, festas virtuais, telas compartilhadas, problemas com internet, dependência da tecnologia… o celular, que antes nos impediam de usar na escola, agora era essencial. E, diante do possível, trazemos o coração grato por estarmos vivendo na época da tecnologia, que diminui as distâncias, a saudade daqueles que amamos, com quem convivemos.

Deu saudade da rotina, deu saudade de receber o “bom dia” ao entrar pelo portão, saudade das broncas e de alguém mandando a gente subir mais rápido para a sala. Deu saudade de jogar bola, pingue-pongue, totó… de ter aula na quadra, de receber lembrancinhas em datas especiais, de fugir da sala para esfriar a cabeça, de abraçar sem medo!

E finalmente chegou o dia de voltar! O coração, temos certeza, bateu forte quando vocês passaram por aquele portão! Será que eu ainda lembramos deste espaço tão nosso? Será que reconheceremos as mudanças? Como será voltar a um espaço onde sempre fomos felizes e talvez nem nos dávamos conta disso, mas este espaço agora tem que ser usado com protocolos, dependendo do nosso comportamento precavido, cuidadoso, zelando por nós e pelos demais.

Nada está igual, nossa vida não está igual, perdemos pessoas tão queridas!

Vai ser diferente estar no Colégio!

Mas, no Santos Anjos, algumas coisas nunca mudam: vocês são importantes, únicos e especiais para nós. Vocês estiveram esse tempo todo e continuarão em nossas orações diárias. Continuamos fazendo passar pelos corações as lições que vão ao intelecto. Sua formação é essencial para nós, tanto quanto a informação. Nossa equipe continua perseguindo o carisma da Congregação dos Santos Anjos, procurando ser presença de Deus, no serviço à vida, por amor.

E algo que nunca muda mesmo – o amor sincero que sentimos por cada um de vocês e a alegria de termos nossos alunos juntinhos de nós, neste Colégio que é seu!

Que Deus abençoe e proteja nosso retorno híbrido e que Madre Maria São Miguel interceda a Deus por nós e por nossas famílias.

Que os alunos dos Santos Anjos sejam os anjos dos outros alunos!

Bem-vindos!