blog

Dia dos Santos Anjos da Guarda – Missa

02/10/2024 – Dia dos Santos Anjos da Guarda –

As funções, atribuídas aos Anjos, pela Sagrada Escritura, são as de acompanhar o homem no caminho do bem e oferecer ao Senhor as nossas orações e sacrifícios. É esta a função do nosso Anjo da Guarda, que, embora seja uma verdade de fé, hoje encontra pouco espaço, como o Catecismo ensina às crianças. De fato, no Batismo, todo cristão recebe, como dom de Deus, o próprio Anjo da Guarda, uma presença silenciosa que o acompanha e guia ao longo de toda a sua existência: é um companheiro de viagem, uma figura exemplar, mas, também, irmão mais velho.

 

Confira também como foi a Missa de Nossa Senhora dos Anjos aqui!

Ao longo dos séculos, apesar de invisíveis, os Anjos foram representados de várias maneiras: sobretudo, em atitude de adoração a Deus, mas também, entristecidos, quando representados nas sepulturas e, enfim, como músicos no presépio ou guerreiros na luta contra o demônio.

O nosso Colégio participou da Celebração da Eucaristia, com a presença dos alunos da turma da manhã, professores, colaboradores e funcionários. As músicas que acompanham a missa são tocadas por alunos e colaboradores do colégio. A missa foi presidida pelo Pe. José Antônio da Silva, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, aqui de Vassouras. Ele está celebrando seu Jubileu de Prata Sacerdotal neste ano e foi uma ótima ocasião, para, também, fazer-lhe uma homenagem. A frase Bíblica que alimentou todos estes anos de seu Sacerdócio, está em Mt 28,19:

“Ide pelo mundo e fazei discípulos meus, todos os povos…
eis que eu estarei convosco, todos os dias.”

Na homilia, o Pe. José Antônio realçou a presença dos Anjos em nossas vidas e o desejo, de que cada um de nós seja um anjo, no dia a dia, em nossos relacionamentos. Ao final da Celebração, três frases referentes ao Padre foram apresentadas por três alunos: O Bento, do Pré II, que já tem uma presença marcante nas Celebrações da Igreja e a Ana Maria e Isabella, do 1º ano do Ensino Médio:

“O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o Padre, pensai em Jesus Cristo.”
“O Padre não é para si. Não dá a si mesmo a absolvição. Não administra os sacramentos a si mesmo. Ele não é para si, mas para vós.”
“O Sacerdote só será bem compreendido no Céu. Se o compreendêssemos na terra, não morreríamos de pavor, mas de amor.”

Em seguida, Ir. Maria Claúdia Ghetti usou da palavra, para enaltecer a vida e cultura de nosso Pároco, através do livro que ele escreveu e que traz a riqueza dos dons que tem e que põe a
serviço da Igreja e do bem comum. Foi presenteado com um quadro, que traz a foto dele, Pe. José Antônio, na celebração de uma Missa, aqui no Colégio. Também, a Diretora Pedagógica, Rosane Gilson considerou as qualidades de nosso Jubilando.

Antes da bênção final, o Pe. José Antônio convidou todos a rezarem a Oração do Anjo da Guarda:

“Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine, Amém!”

 

[Texto da Irmã Maria da Glória Ghetti]

× Como posso te ajudar?